Mentes Lúcidas

Quando o racional fica em silêncio e vive no conformismo, torna-se parte do problema e perde a total credibilidade da razão

O jargão da excelência de maior economia, estádios de futebol e ausências de saneamento básico

1 comentário

esgotos_a_ceu_aberto_2Segundo o Instituto Trata Brasil, quase metade das residências brasileiras e isso quer dizer quase 100 milhões de pessoas. Cerca de 20 milhões destas pessoas não recebem em suas casas água tratada. Só 30% dos esgotos coletados são tratados. Cerca de 40 000 toneladas de matéria orgânica proveniente de fezes humanas são despejadas todos os dias nos rios e é a principal causa de poluição. Estamos perdendo por causa de furos e vazamentos, quase 40% da água que sai das estações de tratamento.

Não espanta assim que toda a bacia hidrográfica esteja em situação crítica de acordo com a agência nacional de águas e metade dos municípios terá problemas de abastecimento já em 2015, mas só 10% deles fizeram planos para receber recursos federais. Não surpreende por isso que se prevejam décadas para universalizar o abastecimento de água e as redes de coletas de esgoto. Serão necessários mais de R$ 500 bilhões e estamos longe a cada ano, do mínimo necessário. Enquanto isso, não se pode usar a água dos grandes rios poluídos que atravessam os centros urbanos e enfrenta a ocupação irregular das margens de seus reservatórios de água por centenas de milhares de pessoas.

Os custos para o setor de saúde são muito altos no país todo, onde mais da metade das internações de crianças em hospitais públicos tem como motivo doenças veiculadas pela água, principalmente diarreias assim como consultas pediátricas.

Referências

Jornalista ambiental e comentarista do programa Repórter Eco da TV Cultura, Washington Novaes e Instituto Trata Brasil

Anúncios

Um pensamento sobre “O jargão da excelência de maior economia, estádios de futebol e ausências de saneamento básico

  1. Pingback: Eventuais conflitos pela água e sua escassez | Mentes Lúcidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s