Mentes Lúcidas

Quando o racional fica em silêncio e vive no conformismo, torna-se parte do problema e perde a total credibilidade da razão

Reflexão de um momento sobre sentimentos suicidas e depressão

2 Comentários

1

”A Depressão e toda a sua complexidade. A Depressão caracteriza-se por um desequilíbrio na química cerebral. Os neurônios de um deprimido não respondem bem aos estímulos dos neurotransmissores, as substâncias responsáveis pela comunicação entre as células nervosas. Entre os neurotransmissores mais comumente associados à depressão estão a Serotonina, a Dopamina e a Noradrenalina.

O suicídio não é escolhido. Ele acontece quando a dor excede as estratégias para lidar com a dor. Para muitas pessoas que se sentem suicidas, parece não haver outra saída. O desejo da morte descreve seu mundo naquele momento e a intensidade de seus sentimentos não devem ser subestimados” (Telmo Giani, Farmacêutico, Professor e Palestrante).

No entanto também é verdade que: o suicídio é muitas vezes uma solução permanente para um problema temporário. Quando estamos deprimidos tendemos a ver as coisas com uma perspectiva muito estreita do momento presente. Uma semana ou um mês depois, as coisas podem parecer completamente diferentes.

A maioria das pessoas que pensam em se matar, não quer realmente acabar com suas vidas ela só quer parar com a dor… Muitas vezes, forte demais.

O suicídio é raramente um impulso do momento. Geralmente a pessoa emite pistas e sinais de alerta. Estes sinais devem ser sempre levados a sério. Os familiares quase sempre não acreditam, e ainda procuram falar de coisas vividas por si mesmas, e deixam de colocar-se a disposição para conversar sem julgar, sem aconselhar, se exemplificar o que fazer… E desta forma em nada ajudará.

Mais informações

CVV: como vai você?

Anúncios

2 pensamentos sobre “Reflexão de um momento sobre sentimentos suicidas e depressão

  1. Muito bom! “Os familiares quase sempre não acreditam, e ainda procuram falar de coisas vividas por si mesmas, e deixam de colocar-se a disposição para conversar sem julgar, sem aconselhar, se exemplificar o que fazer… E desta forma em nada ajudará.” Concordo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s