Mentes Lúcidas

Quando o racional fica em silêncio e vive no conformismo, torna-se parte do problema e perde a total credibilidade da razão

As influências determinantes nas funções cerebrais das crianças e seu comportamento

Deixe um comentário

a718e0e47cc851a6689c506b08120454A neurocientista Suzana Herculano-Houzel explica num estudo de 2012 como o afeto familiar determina as reações dos filhos diante do estresse, conflito e frustração.

De acordo com este estudo, além da genética, as experiências vivenciadas nos primeiros três anos de vida são determinantes – até mais do que os genes – para moldar o funcionamento cerebral diante de situações estressantes, desafiadoras e frustrantes. A convivência social e traumas causam mudanças profundas com muita facilidade em crianças, incluindo adolescentes e adultos ainda menos agressivas nestes casos em comparação com as crianças.

Várias pesquisas científicas compravam o carinho físico, o toque e o contato como um moldador cerebral que torna a criança mais hábil e com o sistema de proteção orgânico mais forte.

Este período de crescimento do cérebro é chamado de período crítico. Todo e qualquer processo de aprendizado, sendo

Foto da jornalista Nadia AbuShaban de uma criança síria no campo de refugiados de Atmeh, no norte da Síria, junto à fronteira com a Turquia. Entre tantas vítimas do sofrimento das guerras pelo mundo

Foto da jornalista Nadia AbuShaban de uma criança síria no campo de refugiados de Atmeh, no norte da Síria, junto à fronteira com a Turquia. Entre tantas vítimas do sofrimento das guerras pelo mundo

criança ou adulto, exige a repetição, por meio da tentativa e do erro. Mas nos primeiros anos de vida, o cérebro compreende mais rápido como reagir, sem precisar de tantas tentativas assim. Para criar um comportamento e uma reação padrão diante de algum estímulo – que pode ser um barulho, um estresse, uma sensação de medo, de solidão ou de felicidade – não é preciso repetir tantas vezes.

Neste contexto, é claro que a genética influencia em nossas habilidades e características. Mas a vivência da criança e os exemplos que ela tem dentro de casa são fundamentais para a criação deste comportamento. A capacidade de linguagem de uma criança, por exemplo, é intimamente ligada ao vocabulário da mãe, às palavras que ela fala com o bebê, só para citar um exemplo da influência do ambiente no desenvolvimento do cérebro infantil.

Cuidemos das nossas crianças e nossas mamães!

”Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.” (Johann Goethe)

Recomendação de site sobre pediatria, saúde e educação: Pediatria Integral

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s